instrumenta

notícias

Curso de Negociação na Universidade de Harvard

11/07/2011

Conhecida por seu nível de excelência, a Universidade de Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos tem atraído estrangeiros que visam uma capacitação qualificada e reconhecida mundialmente. A maioria dos participantes dos cursos oferecidos ainda tem origem nos Estados Unidos e trabalha em empresas americanas, mas a universidade americana é um polo de conhecimento que envolve alunos de outros continentes. O coach executivo brasileiro, Marcelo Jabur, acaba de voltar de uma experiência na universidade. Ele participou de um curso sobre estratégia de negociação para executivos, durante este mês de junho.

Segundo Jabur,  procurar por cursos internacionais é uma excelente oportunidade para o profissional aprimorar os conhecimentos. “Esta é uma experiência que possibilita conhecer as práticas desenvolvidas nas atividades profissionais em diferentes culturas, o que gera um relacionamento  ajustado ao novo formato do mundo globalizado”, explica.

O coach executivo conta que teve contato com professores, como Robert Bordone, Guhan Subranian, Michael Wheeler e Lawrence Susskind, nomes importantes que debateram algumas das teorias mais exploradas e respeitadas do mundo em negociação. “Ter aula com os profissionais que desenvolvem os métodos é uma experiência bastante interessante, porque eles têm todas as ferramentas para eliminar as dúvidas com relação às estratégias apresentadas”, diz Jabur.

Ainda segundo o coach, o curso foi pautado pela discussão de casos reais em sala de aula, o que permitiu explorar diferentes estratégias através de exercícios. “Foi muito produtivo porque, além disso, conseguimos perceber diferentes posturas em função das diferenças culturais dos participantes”, completa.

Entre os temas apresentados e discutidos no curso estavam: como lidar com obstáculos e fatores complicadores em negociação, negociação com pessoas difíceis em situações difíceis, estratégias de barganha e construção de relacionamentos de sucesso, entre outros.

Marcelo Jabur
É professor e palestrante com atuação pelo Brasil há 15 anos. Trabalha como coach executivo junto a gestores dos mais variados segmentos. É doutorando em Psicologia pela USP e mestre em Ciências do Esporte pela UNICAMP. Sua formação em coach executivo e pessoal é pela Lambent do Brasil, sendo membro da International Coaching Community. É também professor da Fundação Getúlio Vargas (MBA - FGV Management).

É autor do livro Escolher ou ser Escolhido – qual a opção para sua carreira?, lançado pela Editora Roca. Através de uma linguagem objetiva que possibilita leitura dinâmica, o livro trata de questões atuais e cotidianas na vida profissional de grande parte das pessoas.

contato@instrumenta.com.br

marcelo@marcelojabur.com.br